Questionário é aplicado em Formiga para questionar população sobre a leishmaniose
Presença do vírus foi confirmada em 134 mineiros
Você sabe o que é leishmaniose? Esta é uma das perguntas de um questionário. O objetivo é fazer um levantamento do que eles sabem sobre a doença. A partir do diagnóstico será criado um plano de ação. Assim, os agentes de saúde podem programar ações nos bairros que apresentarem maior índice de infestação.
A leishmaniose é transmitida pelo mosquito palha. Ao ser picado, o cão se torna um vetor da doença e outro mosquito que picar o animal pode infectar o homem. Nas pessoas os sintomas são perda de peso, anemia, inchaço do fígado, tosse, diarréia e hemorragia.
Só este ano em Formiga, a Secretaria Municipal de Saúde registrou dois casos da doença. Em um deles uma mulher morreu. No estado os números também preocupam. Em 2001 foram 200 casos confirmados em Minas, já em 2010 foram 556. O número de municípios com casos registrados também cresceu: passou de 46 para 200. “Fico preocupada porque são muitos cães nas ruas”, diz a corretora de imóveis, Elga Dantas Lemos.
Mas o perigo não está só nos cães abandonados. Em uma clínica veterinária, todo mês é constatado o vírus em pelo menos um animal.
Fonte:Megaminas
0 comentários:
Postar um comentário