<br>

Últimas noticias

 IGUATAMA = Acidente deixa dois mortos e uma criança em estado grave - CÓRREGO FUNDO = Acidente em Córrego Fundo faz uma vítima com ferimentos - CANDEIAS = Delegacia é arrombada e armas são furtadas - NOVA SERRANA = Polícia registra segundo homicídio do ano - FORMIGA = Formiga está entre as 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil - COMENDADOR GOMES = Morre quinta vítima de acidente em Comendador Gomes - TRÊS CORAÇÕES = Taxista passa mal, atropela três e mata idoso em Folia de Reis - AIURUOCA = Morre 2ª vítima de acidente na BR-267, próximo a Aiuruoca - SÃO DOMINGOS DO PRATA = Caminhão de combustível explode e fecha a BR-262 - FORMIGA = Taxista é morto a facadas em Formiga - CAMPO BELO = Condutor embriagado é preso na BR 354 - POUSO ALEGRE = Homem de 50 anos é morto dentro de casa - FORMIGA = Taxista é morto a facadas - FORMIGA = Prefeitura exonera coordenador de Políticas Econômicas - FORMIGA = Polícia Militar apreende menores, prende homem e recupera produtos furtados - CANDEIAS = Aposentado é agredido durante assalto em casa em Candeias - PASSOS = Polícia encontra R$ 46 mil enterrados em terreno de casa - LAGOA SANTA = Ronaldinho Gaúcho se envolve em batida na MG-010 - FORMIGA = Homem mata tio de 54 anos com 11 facadas - FORMIGA = R$5.100 milhões estão sendo investidos em melhorias na Santa Casa - FORMIGA = Motorista entra na contramão e veículo se choca em caminhão na BR-354 - (Confira as vagas de emprego do sine de Formiga) FORMIGA = Motorista força a ultrapassagem e provoca acidente na MG-050 - CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DO SINE DE FORMIGA - FORMIGA = Empresa de transportes é assaltada - PATOS DE MINAS = Veículo pega fogo após troca de óleo.

25 de jul. de 2011

Selo de garantia para berços só sai em meados de 2014

Há quatro anos, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) resolveu testar os berços vendidos no Brasil. Das 11 marcas analisadas, todas tinham algum tipo de problema. Esse risco a que as crianças estavam expostas foi a motivação para criação de um selo que atesta a segurança do móvel.

A Portaria 269, que estabelece essa obrigatoriedade, foi publicada no dia 21 de junho e atende à norma 15.860 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Enquanto isso não acontece, o Inmetro tem divulgado as características essenciais dos berços que valerão o certificado. O objetivo é educar os consumidores desde já e evitar acidentes.
"Embora, no Brasil, não tenhamos casos de ferimentos, sufocamentos ou mortes ligados à má qualidade dos berços, recebemos neste ano 43 pedidos de informações sobre como identificar se um berço é seguro ou não. Isso basta para mostrar a dúvida diária vivida pelos pais", comenta uma das técnicas do instituto responsáveis pelo programa de adaptação do produto, Aline Oliveira.

A administradora de empresas Teresa Maia do Espírito Santo, 32, vive esse momento de que Aline fala. "Já fui à loja três vezes e ainda não tiver coragem de fechar o negócio porque não tenho certeza de que será o melhor. É minha primeira filha e tenho medo que se machuque. Será que esse selo sai antes da Gabriela nascer?", pergunta, referindo-se à menina que espera para nascer em outubro.

A resposta é não. O selo só será obrigatório em todos os berços expostos nas lojas em junho de 2014, quando a filha de Teresa estiver prestes a completar três anos e já pode até ter trocado o móvel por uma cama.

A nova portaria define que fabricantes terão 18 meses de prazo para adequarem suas linhas de produção às novas regras e mais seis meses para esgotarem os estoques antigos. Os lojistas, por sua vez, terão 36 meses para só venderem os móveis certificados pelo Inmetro.

Até lá, a técnica do Inmetro indica alguns cuidados básicos, baseado na Norma e que podem ser conferidos no quadro abaixo.

Modelo. A Portaria 269 agregou requisitos que servem para qualquer tipo de produto, além de determinar que, para receber a certificação, o fabricante deverá escolher entre duas modalidades.

A primeira certifica todos os berços da empresa, contanto que o sistema de gestão da qualidade do processo produtivo da empresa e o produto passem pelos mecanismos de avaliação aplicados por instituições acreditadas pelo Inmetro.

A segunda certifica somente o lote enviado pelo fabricante para as instituições certificadas pelo Inmetro realizarem o processo de amostragem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
sceminas | by TNB ©2010