<br>

Últimas noticias

 IGUATAMA = Acidente deixa dois mortos e uma criança em estado grave - CÓRREGO FUNDO = Acidente em Córrego Fundo faz uma vítima com ferimentos - CANDEIAS = Delegacia é arrombada e armas são furtadas - NOVA SERRANA = Polícia registra segundo homicídio do ano - FORMIGA = Formiga está entre as 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil - COMENDADOR GOMES = Morre quinta vítima de acidente em Comendador Gomes - TRÊS CORAÇÕES = Taxista passa mal, atropela três e mata idoso em Folia de Reis - AIURUOCA = Morre 2ª vítima de acidente na BR-267, próximo a Aiuruoca - SÃO DOMINGOS DO PRATA = Caminhão de combustível explode e fecha a BR-262 - FORMIGA = Taxista é morto a facadas em Formiga - CAMPO BELO = Condutor embriagado é preso na BR 354 - POUSO ALEGRE = Homem de 50 anos é morto dentro de casa - FORMIGA = Taxista é morto a facadas - FORMIGA = Prefeitura exonera coordenador de Políticas Econômicas - FORMIGA = Polícia Militar apreende menores, prende homem e recupera produtos furtados - CANDEIAS = Aposentado é agredido durante assalto em casa em Candeias - PASSOS = Polícia encontra R$ 46 mil enterrados em terreno de casa - LAGOA SANTA = Ronaldinho Gaúcho se envolve em batida na MG-010 - FORMIGA = Homem mata tio de 54 anos com 11 facadas - FORMIGA = R$5.100 milhões estão sendo investidos em melhorias na Santa Casa - FORMIGA = Motorista entra na contramão e veículo se choca em caminhão na BR-354 - (Confira as vagas de emprego do sine de Formiga) FORMIGA = Motorista força a ultrapassagem e provoca acidente na MG-050 - CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DO SINE DE FORMIGA - FORMIGA = Empresa de transportes é assaltada - PATOS DE MINAS = Veículo pega fogo após troca de óleo.

8 de fev. de 2012

Vereadora cobra explicações sobre o possível fechamento da Puc

A reunião desta terça-feira, 07 de fevereiro na Câmara Municipal de Arcos colocou em discussão a possibilidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas - encerrar seus trabalhos em Arcos no ano de 2015. O assunto foi introduzido pela vereadora Maria Marlene (PP), no qual, declarou não possuir nenhum documento oficial sobre o fato, mas pedia a união entre os vereadores, juntamente com o executivo para que uma audiência fosse marcada com o Reitor, em Belo Horizonte, para discutirem esta questão.

Maria Marlene demonstrou preocupação com o fato, ao mencionar o papel relevante que a instituição assume na cidade: “Vemos a potência e a importância da Puc pra cidade na região Centro Oeste, através dos projetos de extensão onde as pessoas prestam depoimentos fantásticos sobre reintegração,” (ela cita o atual projeto “Laços que Transformam” no qual, passou a ser um importante auxílio pra cidade).

Segundo a vereadora, há muitos estudantes buscando fora da cidade opções de cursos de pós-graduação, enquanto poderiam encontrá-los no campus de Arcos. Ela ressalta: “A gente sente que a Puc está distanciando . Me entristeço porque não podemos ficar quietos diante desta notícia.Temos que buscar soluções, realizar reuniões.” E ainda questiona: “Será que não existe demanda de cursos de pós-graduação já que temos um campus imponente?”

Em outra oportunidade, a vereadora conta que o pró-reitor Jorge Sundermann apresentou à ela dificuldades para a criação de novos cursos na instituição, como a existência de novos laboratórios. Em reposta, Maria Marlene acrescentou: “Nós vereadores sugerimos laboratórios multifuncionais e colocamos à disposição da Puc, para irmos às empresas da região e ver se conseguíamos esses laboratórios multifuncionais, porém, não houve resposta da pró-reitoria.”

O vereador Pedro César (PMN) acrescentou outra opção de laboratório: “Gostaria também de lembrá-los que a Puc ganhou patrimônio da Fundação Laura Andrade situada em Calciolândia” Segundo o vereador, a doação poderia ser aproveitada para trabalhar as práticas de um curso de Medicina Veterinária, onde contaria com o patrimônio doado, e ofereceria à Puc as aulas realizadas na fazenda Calciolândia e outras fazendas da região. Ele ainda complementa: “Investimos naquele prédio um milhão e 800 mil reais, fora o valor do terreno por um comodato de 25 anos. Sacrificamos um mandato,” (ele se refere ao ano de 97/2000 em que atuou como secretário de administração do município) “deixamos de fazer inúmeras obras. Mas optamos por aquilo que seria melhor para a cidade e região, e agora vemos se desfazer aos poucos.” Exclama.

Para os vereadores a situação da instituição tem solução, desde que ela invista em novos cursos onde possa contar com os laboratórios fornecidos pela doação do Instituto Laura Andrade e por meio de parcerias com empresas da região.

“Podemos salvar a situação e recuperar a satisfação de sermos considerados, por alguns anos, Cidade Universitária.” Ele ainda defende o lado da população ao falar sobre os impostos: “Todo dinheiro investido naquele prédio é dinheiro da contribuição dos impostos dos nossos cidadãos, portanto, não podemos ficar calados diante desta situação.” Conclui.

PUC MINAS SE PRONUNCIA

A Assessoria de Comunicação da Puc Minas Arcos informou que ainda não há uma definição clara sobre as decisões que envolvem o futuro da Puc Minas em Arcos. O que se tem desenvolvido pela Universidade é uma série de avaliações e análises em diversos pontos, como por exemplo, a suspensão da temporada de vestibular e o aumento da vinda de novos cursos. Qualquer decisão a ser tomada passa pelo Conselho da Universidade, órgão superior da instituição que funciona de maneira semelhante a um Legislativo.

De acordo com o assessor de comunicação Daniel Martins, o conselho avaliará as propostas do campus do interior, como as da Puc Minas em Arcos a partir de março/abril. Ele enfatiza que tudo o que for dito durante este período é especulação. E informou que a gestão de 2012 iniciou esta semana e com ela, as primeiras necessidades do campus, como regularização de matrículas e a transferência de proprietários da cantina.

Em relação às propostas colocadas pelos vereadores sobre o envolvimento com as empresas locais para aquisição de laboratórios funcionais e a utilização do patrimônio doado pela Instituição Laura Andrade, também serão avaliados pelo Conselho da Universidade, ou seja, somente a partir de março ou abril estas propostas que envolvem fatores econômicos e demográficos poderão ser avaliadas.
Fonte: portalarcos/Jaime pedrosa

0 comentários:

Postar um comentário

 
sceminas | by TNB ©2010