Comerciante de Três Pontas guarda relíquia do naufrágio do Titanic
A história do naufrágio do navio Titanic é conhecida em todo o mundo. Na semana passada, o acidente completou 100 anos e foi lembrado por vários meios de comunicação em todo o mundo. O que pouca gente sabe é que um morador de Três Pontas (MG) guarda uma das primeiras publicações sobre o assunto no mundo. O comerciante Paulo Roberto Vinhas Oliveira guarda um jornal com uma matéria sobre o naufrágio, datada de 16 de abril de 1912. Ele conseguiu a publicação em 1975, quando morava em Paris, na França. Folheando o livro que ganhou de um amigo, descobriu o jornal com a matéria sobre o Titanic.
O comerciante diz que se surpreendeu com a lentidão na divulgação das notícias da época. Em sua primeira página, o jornal britânico "The Daily News" noticiava: “Titanic afunda nas proximidades do Cabo Race”. Apesar de citar a colisão com um iceberg gigante, a reportagem dizia não ter muitos detalhes sobre um dos maiores acidentes da navegação. "Com a imprensa de hoje a gente vê o que está acontecendo no mundo no mesmo dia. Neste aqui, dois dias depois, as notícias ainda eram incertas", disse ele.
O Titanic naufragou na noite de 14 de abril de 1912 após colidir com um iceberg na costa do Atlântico Norte. Projetado para nunca afundar, o navio transportava 1,3 mil passageiros e quase 900 tripulantes. Cerca de 1,5 mil pessoas morreram no naufrágio.
Fonte:g1
0 comentários:
Postar um comentário