Alunos plantam ipês na mata ciliar do rio Formiga
Dezenas de alunos de escolas públicas e particulares de Formiga tiveram uma experiência diferente na manhaã desta sexta-feira, dia 2 de dezembro, ao participar do projeto “Plante um Ipê” na mata ciliar do rio Formiga. Cerca de 250 mudas foram plantadas no trecho localizado às margens da avenida Deputado João Pimenta da Veiga. A proposta inicial do projeto é de plantar 500 mudas de ipê e recuperar as margens do rio Formiga, além de promover um ponto turístico na época da florada. O projeto foi idealizado pelo vereado Cid Corrêa e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, Ministério Público, CDL, Supermercado ABC, Arapé, Formicores e Nasa Engenharia.
Além dos alunos, autoridades formiguenses também participaram do lançamento do projeto, como o prefeito Aluísio Veloso, o secretário de Gabinete, Sheldon Almeira, o secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, e os vereadores Cid Corrêa e Mazinho.
Servidores da Secretaria de Gestão Ambiental posicionaram as mudas no local e os alunos, juntamente com algumas autoridades locais, colocaram em prática a iniciativa. A previsão é de que daqui há dois anos os ipês tenham atingido três metros de altura e, assim, o trabalho ambiental desenvolvido pelos alunos poderá ser observado e admirado por aqueles que passarem pela avenida.
Aluísio Veloso plantou a primeira muda e afirmou que a iniciativa motiva outras pessoas a fazerem o mesmo para ajudar na arborização da cidade. “Mais importante que plantar é preservar as árvores que já existem, por isso, peço a colaboração de toda a população para a conservação da área verde de Formiga”, afirmou o prefeito.
De acordo com a bióloga da Secretaria de Gestão Ambiental, Lílian dos Reis Souza, o ipê é uma árvore bastante chamativa para pássaros e insetos que ajudam na polinização pois tem flores de beleza exuberante que são um forte atrativo para estes agentes polinizadores.
Cid Corrêa afirmou que a a ideia é incentivar a educação ambiental, para que os estudantes se tornem adultos conscientes quanto à importância de respeitar o meio ambiente em que vivem.
0 comentários:
Postar um comentário